segunda-feira, 27 de maio de 2013

UMA COMPANHIA INESPERADA.
ANTES E DEPOIS.
Lucas 24.13-35;
Introdução:
O antes dos discípulos.
O antes de uma pessoa que não tem Jesus.
A pessoa que não tem Jesus como Senhor e salvador de sua vida, o dia a dia delas é cheio de altos e baixos, hora aparenta está tudo bem, hora nada está bem. E assim vão levando a vida. Mas do que mais essas pessoas se alimentam? é exatamente das tragédias, das coisas ruins que acontecem.
Esses discípulos haviam deixado Jerusalém e estava indo a aldeia de Emaus. E eles tendo ouvido que o Senhor Jesus havia ressuscitado não creram. O que permanecia em suas mentes era a parte trágica que fora a morte do Senhor. Eles esperavam uma coisa do Senhor Jesus, mas não havia acontecido estavam frustrados. Procuraram um culpado e colocaram a culpa, mas nas autoridades judias do que nos romanos. Eles não haviam parado para meditar no que o Senhor Jesus havia dito e nem tão pouco atentado para o que os outros discípulos haviam dito há pouco. As pessoas apesar de ouvirem a Palavra de Deus não tem atentado para o que o Senhor está a nos dizer.
O antes de Jesus.
Aquela companhia inesperada faz uma pergunta e a partir dessa pergunta ele explica as Escrituras, o que os profetas haviam dito a seu respeito e o que era necessário acontecer e como de fato aconteceu, porque era necessário assim acontecer.
O depois de Jesus.
Era necessário que ocorresse tudo quanto ocorreu com Jesus até o calvário, mas o plano de Deus não terminava na morte de Jesus, mas Ele ressuscitaria ao terceiro dia, foi assim que aconteceu, “Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?”.  
O depois dos discípulos.
E interessante notar que os discípulos começaram a perceber algo diferente neles na proporção que o Senhor Jesus lhes falava “Porventura, não nos ardia o coração”.
Na verdade quando os dois caminhantes de Emaús tiveram os seus olhos abertos para contemplar o Cristo glorificado com eles, quando viram as marcas nas mãos de Jesus seus olhos foram abertos + seus corações foram aquecidos + seus pés se tornaram velozes + abriram seus lábios para testemunhar acerca de sua ressurreição. A somatória de todas essas experiências que os dois discípulos tiveram chama-se de “testemunho eficaz”.
É exatamente esse tipo de testemunho que Deus quer que venhamos dá. Esse é o testemunho que produz o efeito desejado.
Conclusão:
O ser humano vive a vida sem desfrutar da verdadeira alegria e sem a certeza da salvação. E Deus por amar, simplesmente por amar enviou o seu Filho Jesus o qual sofreu padeceu e morreu na cruz do calvário pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação e voltará para a nossa glorificação. Enquanto Ele não vem não cessemos de anunciar de testemunhar acerca do Cristo ressurreto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário