segunda-feira, 27 de maio de 2013

E PRECISO FAZER O DEVER DE CASA.
TUDO QUE DEUS FEZ É BOM.
João 2. 10;
FAMÍLIA.
Introdução.
      Amados irmãos houve um tempo em que não se ouvia falar em encontro para casais e muito menos de palestra para casais. O homem e a mulher casavam e não precisava desses encontros e nem dessas palestras, cada um tinha consciência do seu dever no lar. Com o passar do tempo um padre inventou esses encontros de casais (creio que ele tenha visto á falta do cumprimento do dever por parte dos cônjuges no lar) veja “um padre”. A igreja cristã logo adotou esse tipo de trabalho na comunidade (palestras e encontro de casais) com algumas diferenças, mas com o mesmo objetivo. O tempo passou e esse tipo de trabalho tornou-se uma febre no meio evangélico, mas na proporção que esses encontros aumentaram os problemas nos casais aumentaram numa proporção ainda maior. Qual a razão de tudo isso? É certo que vários fatores contribuíram para que a família estivesse precisando de encontros e palestras, como: o corre, corre do dia a dia, a inversão de valores e principalmente pelo fato dos casais não cumprir com os seus deveres individualmente, ou seja, não fazer o seu dever. Não por falta de orientação ou instrução, pois nas Escrituras a qual é o manual do cristão fala dos papeis que marido, mulher e filhos devem exercer no relacionamento. Sendo assim a felicidade no lar (conjugal) passa pelo entendimento dos papeis que marido, mulher e filhos devem exercer no relacionamento. O marido é chamado para amar a esposa como Cristo ama a igreja e a esposa é chamada a submeter-se ao marido como a igreja é submissa a Cristo. Os filhos devem obedecer aos pais. O amor do marido deve ser perseverante, santificador, sacrificial e romântico. A esposa deve reconhecer que Deus constituiu seu marido como cabeça do lar e cooperar com ele nessa liderança. Ou seja cada um deve cumprir com o seu dever, cada um deve fazer o seu dever.  Agindo assim o casal andará sintonizado com o propósito de Deus e desfrutará de verdadeira felicidade.  
É preciso fazer o dever de casa, É preciso cada um cumprir com o seu dever.
Tudo que Deus fez é bom. Alguém dúvida? A família foi ideia de Deus para o bem do homem, da mulher e da sociedade. A família é projeto de Deus. Se muitos casais vivem um verdadeiro inferno no seu lar, não é culpa do Senhor, nem tampouco do casamento, como muitos estão a afirmar hoje em dia. O Senhor não errou quando instituiu o matrimonio entre um homem e uma mulher o “casamento”.
O pai da aviação, Santos Dumont, jamais imaginou que sua ideia de inventar um avião (com certeza para o bem das pessoas e o progresso da humanidade) fosse ser transformada em uma poderosa arma de destruição. Pois quantas bombas são jogadas em cima das cidades através de pilotos nos seus aviões? Isso é culpa do criador do avião? Com certeza não! Se os homens usassem o avião com o fim para o qual ele foi criado, o mesmo seria apenas canal de progresso, de transporte, de conforto e nunca de destruição. Da mesma forma, quando o Senhor instituiu o casamento e a família, tinha um plano de paz, harmonia e realização emocional e afetiva para o casal. Essa é a ideia original de Deus para a família e continua sendo seu plano para nós ainda hoje. Agora se alguém vive em um péssimo lar e tem um mau casamento, o problema é das pessoas que estão envolvidas nesse casamento. O problema é unicamente das pessoas envolvidas no relacionamento, não estão fazendo o dever de casa, falta colocar em pratica os princípios estabelecidos pelo Senhor para a família.   
Amados quando fui servir o exercito, todos quantos se encontravam ali naquele primeiro dia foram informados de que iriam ter que romper com a vida que vivíam. Vida de indisciplina em casa e na vida secular; naquele lugar não teria moleza, não teria papai e nem mamãe para chorar em seus colos; disciplina e regras dirigiriam o nosso dia a dia a partir de então. E afirmaram em uma de nossas reuniões: QUANTO MAIS VOCÊS FOREM DUROS E RESISTENTES A OBEDECER AS REGRAS AQUI DENTRO, MAIS SOFRIMENTOS VOCÊS TRARÃO PARA VOCÊS MESMOS. Realmente aquilo que eles estavam dizendo não era de brincadeira, eles cumpriam ao pé da letra na vida daqueles que faziam corpo mole ou que desobedecessem as normas.    Percebi então que eu deveria só deveria colocar em pratica as lições que me foram passadas, obedecer e assim não seria penalizado por nada. Em pouco tempo passei a desfrutar de alguns privilégios, pois estava fazendo direitinho o dever de casa.
Quando na festa de casamento em Caná da Galileia faltou vinho, Jesus mandou que enchessem as talhas, os serventes as encheram e na medida em que enchiam as talhas a água transformava-se em vinho. Logo em seguida Jesus manda que levem ao mestre-sala, quando o mestre-sala prova o vinho, logo percebe a diferença deste para o que fora servido anteriormente (era costume naqueles dias servir o bom vinho antes depois era servido o vinho inferior). Na festa em questão, esse segundo vinho era tão bom que o mestre-sala ficou surpreso com o fato de o terem servido no fim da festa, e não no inicio. E chama o noivo, “e lhe diz: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora”. Quando o mestre-sala provou o vinho á ideia que ele teve foi de que o noivo não havia feito o dever de casa, não havia feito a coisa certa, não havia feito o que era de costume fazer, por isso repreendeu-o.
Amados na vida de casados. Sempre haverá um preço para o sucesso no casamento. Homens e mulheres que decidem casar-se assumem um compromisso voluntário com outra pessoa, com outra família, com as leis do país, com a sociedade e com os princípios que Deus estabeleceu para o matrimonio. E preciso cada um fazer o seu dever. Muitos casam em busca da felicidade, do prazer sexual ou até mesmo do status social e da ascensão financeira. Quem decide casar precisa mudar de postura, infelizmente, muitos querem viver como solteiros e até independentes. É preciso estar disposto a renunciar e a fazer de tudo para o bem do seu cônjuge; seguir as regras do Senhor, respeitar profundamente a outra pessoa e assumir a responsabilidade de um casado. Cada um deve fazer o seu dever. Estas atitudes sempre serão o melhor caminho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário