segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A OBEDIENCIA GARANTE O SUPRIMENTO. Lucas 5.1-11;

Introdução:
O Senhor Jesus ao anunciar o Evangelho tinha como propósito transformar as pessoas e, depois, enviá-las para compartilhar sua mensagem de perdão com outros. Mas também via as       necessidades materiais de cada um, e tinha o desejo de abençoá-las, assim como abençoou Pedro e os demais pescadores ali presentes. Hoje não é diferente, pois Ele não mudou e jamais mudará.
Mas nesse episodio mais conhecido como “A Pesca Maravilhosa” Aprendemos algumas lições:
1 – A divindade de Cristo: 
O texto diz que; Quando o Senhor Jesus “acabou de falar, disse a Simão:Vai mais para dentro do lago, e lançai as vossas redes para a pesca”.
O que um carpinteiro entende de pesca? E como ordena que lance a rede na parte mais profunda do mar? Era do conhecimento de todos os pescadores que no mar da Galiléia o certo era pescar durante á noite, nas águas mais rasas, não durante o dia, nas águas mais profundas. O que Jesus pediu que Simão Pedro fizesse era contrario a todo conhecimento e experiência dos pescadores. O Senhor Jesus queria manifestar a sua divindade, fazer velo que Ele era o Messias que havia de vir, o Filho de Deus.
2 – A confiança e obediência de Pedro:
“Simão disse: Mestre, trabalhamos a noite toda e nada pescamos, mas, por causa da tua palavra, lançarei as redes”.
“Mestre” é um termo usado apenas por Lucas e que possui vários significados, sendo que todos se referem á autoridade, Pedro mostrou-se disposto a obedecer e confiar na autoridade do Senhor Jesus.
a)      Aprendemos que são nas mais duras provas da vida que extraímos grandes lições para a nossa vida, também nos leva a conhecer melhor o Deus que servimos. Pois são nelas que vemos a mão de Deus agir em nosso favor.
b)      Que são nas águas mais profundas que estão os maiores tesouros, portanto devemos deixar as águas rasas da dúvida, das nossas limitações, do conformismo e do comodismo e avancemos no oceano das possibilidades e impossibilidades com fé nas promessas do Senhor. Agindo assim estaremos fazendo coisas grandes para Deus.
c)      A obediência traz resultados positivos. As palavras de Pedro foram de confiança em Jesus (Jr 1.12; Is 55.10,11), se estamos em obediência a sua Palavra, tenhamos a certeza de que se nos colocarem na cova dos leões, na fornalha de fogo e aquecerem ao Maximo e também nas prisões por mais segura que seja, podemos descansar em paz, pois o Senhor está conosco, Ele vela por sua Palavra para cumprir.   
3 – O favor de Deus:
Vemos aqui que a base do suprimento de Deus é a fartura e a abundancia, e desfrutam aqueles que estiverem dispostos a obedecer incondicionalmente a sua Palavra. Pois Ele pode fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Simão Pedro disse: “Havendo trabalhado...”, esta expressão significa: cansaço e sofrimento. Se você já tentou de tudo e nada conseguiu, obedeça a Palavra do Senhor Jesus, e ele ti abençoará abundantemente.
4 – A admiração se apoderou dele:
“Pois, com a pesca que haviam feito, a admiração tomara conta dele e de todos os que o acompanhavam”, Deus se deixa conhecer (também) através das obras que realiza (respostas de oração). Isto nos dá crescimento e desperta em nós o desejo por santificação “sou pecador”.
Conclusão:
A resposta do Senhor Jesus a Pedro foi: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”. Ao proferir esta Palavra o Senhor Jesus estava fazendo uma sociedade com Simão Pedro em nada comparável a sociedade que ele tinha com Tiago e João.  Através desse milagre o Senhor Jesus fez ver que aqueles que atendem o seu chamado, aceitando assim  ser sócio de Jesus as suas necessidades são supridas, tanto espirituais como material. Amém.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário