quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O TRIBUNAL DE CRISTO. II Co.5.10; Rm.14.10-12;

INTRODUÇÃO:
        Houve uma época no Brasil que as pessoas vendiam seus bens para depositar o valor adquirido porque os juros eram exorbitantes, valia apenas depositar. Sabemos que  quando uma pessoa resolve fazer um deposito de dinheiro independente da quantia, ele está pensando no presente e no futuro. No presente este dinheiro está seguro e no futuro não só renderá um pouco devido o juro como também o valor depositado continua o mesmo. Ele faz isso pensando principalmente no futuro. Mas houve um governo que confiscou todos os bens do povo, ficando as pessoas que havia depositado seus dinheiros, perdido tudo.  
Quando falamos sobre o Tribunal de Cristo, aprendemos que é importante investir no reino de Deus com qualidade, pois no futuro teremos a recompensa. E não só a recompensa, pois no presente ao investirmos no reino estamos investindo no nosso futuro que não é apenas temporário mas permanente, em nada comparável a este mundo que é passageiro, em nada comparável aos investimentos deste mundo que muitas vezes o ladrão rouba. Ao investir no reino pode ficar certo que não há confisco, é o lugar onde a traça e a ferrugem não corroe e onde o ladrão não rouba. 
O apostolo Paulo ao escrever sobre “O Tribunal de Cristo”, ele usou a palavra grega “BEMA” que significa, “uma plataforma elevada ao ar livre, com acesso por meio de degraus”, e também por ser empregada nos jogos olímpicos, quando na ocasião o juiz recebia na plataforma o vencedor da disputa atlética e lhe entregava como recompensa uma coroa (I Co.9.23-27). Nos nossos dias e mais conhecido como “pódio”. Algo idêntico ocorrerá no “Tribunal de Cristo”. Quando todos os cristãos terão que comparecer (II Co 5.10).
Outra coisa, sempre que se fala em julgamento pensa-se logo em salvação ou condenação, no Tribunal de Cristo, será para o cristão ser recompensado, (Jo.5.24; Rm.8.1;) será julgadas as nossas obras (ICo.3.11-15;). O próprio Senhor Jesus será o juiz (Jo.5.22; Is.33.22;).
 Agora tudo quanto temos feito, por meio do corpo está sendo registrado pelo Senhor (Sl.139.1-3). Seja as nossas ações, se com justiça ou não (Mt.6.1-4;), seja no uso dos talentos ou não (Mt.25.20-21;) tudo. Portanto não devo parar para pensar no que os outros pensam ou dizem a respeito daquilo que estou fazendo, devo ter em mente que terei que prestar contas a Deus por tudo que tenho feito, pelo trato que tenho dispensado para com os meus irmãos e pelo que Deus confiou em minhas mãos. Porque o Tribunal de Cristo é também lugar de prestação de contas (Rm.14.12-13;). Nada ficará encoberto naquele dia (Hb.4.13;). Nessa ocasião seremos recompensados ou não, porque as nossas obras estarão sendo testadas. As nossas motivações estarão sendo testadas se foram verdadeiras ou não, (ICo.3.13; 4.5;), bem como será avaliado o nosso caráter, (IICo.5.10;). Se sofrermos por causa de Cristo, seremos galardoados (Mt.5.11-12). O que temos feito por meio do corpo para o Senhor, receberemos galardão (II Co.15.58;).  
No tratamento dispensado aos irmãos, seremos galardoados (Rm.14.10-12;).

AS COROAS RESERVADAS PARA OS SALVOS:

01A Coroa da vida – são para os perseverantes nas tribulações (Ap.2.10; Mt.24.45-46; Tg.1.12;).
02 A coroa de justiça (ITm.4.7-8). Essa coroa é para todo aquele que faz a obra do Senhor, sem esperar recompensa humana, e que amam acima de tudo a Vinda do Senhor (ICo.15.58). 
03 A Coroa de gloria – Esta coroa é para os que tem amor pelas almas (ITs.2.19-20; Fl.4.1; Pv.11.30; IPd 5.2-4; Ef.4.11;). 
04 A coroa incorruptível (ICo.9.25-27). Esta coroa é para todos que valorizam mais as coisas espirituais, do que os materiais (Mt.6.19-20; IICron.15.7; ICo.9.25;). 

No Tribunal de Cristo, o que vai contar não será a quantidade de nossos trabalhos, mas a qualidade, (ICo.3.11-15;) o fogo dirá. Note os irmãos que o fogo prova as obras de cada um de nós, para ver a qualidade das mesmas. Infelizmente ou felizmente não sei que palavra devo usar, muitos cristãos serão salvos como que pelo fogo, porque nada fez que fosse para a gloria de Deus, será salvo como Ló, foi salvo de Sodoma e Gomorra (Ló.Gn.19;).  

O apostolo Paulo menciona seis diferentes tipos de materiais de construção empregados na edificação da igreja, que deve ter como alicerce Jesus (ICo.2.1-2; 3.12-15;). Esses materiais referem-se á qualidade do trabalho e quais as motivações. Vejamos quais, e que tipo de material temos empregado na obra do Senhor.

MATERIAIS RESISTENTES AO FOGO:

OURO: Simboliza a gloria de Deus (Ap.3.18;). Tudo quanto fazemos para o Senhor, dando de nós o melhor que pudermos independente da situação em que estejamos passando, estaremos aplicando ouro, ajuntando tesouro no céu (Mt.6.20;).
PRATA: Simboliza a redenção de Cristo (Êx.30.11-16;). Quando Jesus foi vendido o seu preço foi de trinta moedas de prata. Quando os judeus iam para a batalha, recebiam esse valor em prata, como uma espécie de reparação pelas suas almas.Isso significa dizer que cada vez que um cristão fala ao pecador a respeito do que o mesmo deve fazer para que seja salvo, estará acumulando um tesouro de prata no céu (Mt.6.20-21;).
PEDRAS PRECIOSAS: Simboliza tudo o que se faz através do Espírito Santo (ICo.10.7-11;). São os filhos na fé (Ml.3.17-18; Zc.9.16;). Quando alguém nasce de novo é uma pedra preciosa aos olhos de Deus. Significa dizer que quando um cristão conduz alguém a Cristo ele ganha uma pedra preciosa, que fará parte da sua coroa.

MATERIAIS DESTRUTIVEIS AO FOGO:

MADEIRA: Simboliza a natureza humana, que visa glorificar a si mesmo (Lc.6.33-34;).
FENO: Simboliza a falta de renovação, feno é uma erva seca.
PALHA: Simboliza a falta de estabilidade.
O fogo prova a qualidade do ouro, mas consome a madeira, o feno e a palha. O verdadeiro valor do “serviço” cristão será manifesto para todos diante do “Tribunal de Cristo”.

CONCLUSÃO:
       Ao falar sobre o Tribunal de Cristo, é importante porque o cristão pode fazer uma análise de como tem sido o seu trabalho para o Senhor. Como tem tratado os seus irmãos em Cristo. Que tipo de material tem aplicado na obra que Deus lhe confiou. Se tem procurado viver para a gloria de Deus, se o que tem feito tem sido para a gloria de Deus. Aprendemos com esse assunto que vale apenas investir no reino de Deus. É um investimento que o cristão faz em si mesmo, para desfrutar no futuro. A minha palavra aos amados irmãos em Cristo Jesus é de que, possamos investir no reino de Deus no presente e no futuro com certeza estaremos desfrutando deste investimento. Portanto cada um veja como investe. Amém.
                                                                                                            Pr Valdemir Costa.     
  




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário