sábado, 23 de julho de 2011

PRECISAMOS VOLTAR A PRÁTICA DAS “COISAS ANTIGAS” II Cron 29. 11e36;



          A igreja não é um projeto humano, é um projeto de Deus. Que atende a um propósito divino e vive para o seu cumprimento. (I Sm 16.1-13).  A vontade de Deus é que nós cristãos cumpramos com a tarefa que Ele nos confiou. Que é de anunciar a sua Palavra. Essa Palavra que é tão irrestrita que não há limites para o que Deus pode fazer atravéz dela (At.3.1-10). Pois o poder está N’ele, e qualquer um que esteja submisso a sua vontade será capaz de realizar a sua obra. 
Portanto é inadmissivel que o cristão sendo sabedor disso, e que só cabe a ele anunciar a Palavra, não cumpra com a sua responsabilidade. E ainda mais com os meios de comunicação que temos ao nosso díspor de uma tecnologia avançadissima, esse cristão esteja estagnado.
É de envergonhar-nos quando vemos que no tempo dos apostólos, não havia estes meios de comunicação como temos hoje. E que a situação não era muito diferente da nossa – mas esses homens revolucionaram o mundo de sua época.
Nos nossos dias parece até que nós nos esquecemos que aquele que nos incumbiu dessa tarefa não está mais assentado em seu trono. E que não tem mais o mundo em suas mãos, parece até que deixou de ser Soberano, e que as suas promessas não se cumprem mais.
Na verdade Deus está assentado em seu trono, tem o mundo em suas mãos, é Soberano, e suas promessas não falham.
O certo é que os cristãos sabem que isso é verdade e que Deus os chamou para anunciar esta Palavra. Mas não tem cumprido com o seu dever. Estão sempre alegando não ter tempo. Parece até que alguém compôs um hino cujo refrão é: “Não tenho tempo” e muitos na igreja só sabem cantar o refrão.
Imagine se as pessoas que falaram do amor de Deus para nós não tivesse tempo. Onde estariamos e como estariamos?
 Existe alguns fatores que tem contribuido para não atentarmos para a nossa responsabilidade.

Um dos fatores tem sido a busca pela “estabilidade”.
Não é pecado o cristão querer estabilidade para a sua vida, para a sua familia, mas é pecado quando há a inversão de valores: O Senhor Jesus disse: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33;).
É nesse viver de uma maneira desenfreada sem dá primazia ao reino de Deus que o cristão tem sucumbido na vida espiritual e o pior é que ele não percebe. Quando a vida cristã chega a esse estado espiritual é preciso um despertamento pois já está muito aquém da vida que Cristo nos deu.
É aí que Deus começa a agir, pois Ele não nos chamou para vivermos esse tipo de vida. Só que ás vezes o agir de Deus é de uma maneira dolorosa. É simplismente pelo fato de nos amar que Ele começa a disciplinar. “Pelo que veio grande ira do Senhor...”(v.8).
Deus tem a sua maneira como disciplinar, as vezes os problemas são tantos que achamos que o mundo vai desabar sobre a nossa cabeça.  É quando as provações crescem além da medida da nossa vida espiritual, que estamos sendo disciplinados pelo Senhor. É quando a segurança do casamento, da vida familiar, do emprego, dos bens materiais parece estar se destruindo, é como se estivesse acontecendo  um Tsunami. E nessa hora que começamos  a clamar a Deus, é ai que se percebe o quanto estava distante de Deus. “Terminados os dias da festa, regressaram, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais soubessem. Pensando, porém, que estivesse em sua companhia, foram caminho de um dia. Então começaram a procura-lo entre os parentes e conhecidos.Como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. Passados três dias, acharam-no no templo...” (Lc 2.43-46;).                1
É exatamente nesta hora que se percebe que a estabilidade que tanto se buscou não resolve o problema. (Precisamos aprender com a igreja primitiva, quando se desfez de tudo. Atualmente a igreja perseguida, tem perdido tanta coisa mas não tem perdido o bem maior que é Jesus. Estabilidade não foi problema para a igreja primitiva e também não é para a igreja perseguida).
O rei Ezequias ao assumir o reinado viu que o povo estava sendo disciplinado pelo Senhor. Estava precisando de um despertamento espiritual. E procurou logo trazer o povo a pratica das “coisas antigas” as “coisas originais”. O povo estava sofrendo simplismente pelo fato de não estarem fazendo aquilo para o qual haviam sido chamados. No entanto estava precisando de um despertamento espiritual. O caminho para o despertamento espiritual, é voltar a pratica das “coisas antigas” as “coisas originais”.

 É preciso voltar a pratica das “coisas antigas”.
1-      Confessar os nossos pecados (II Cron 7.14).
2-      Ascender á lâmpada (Espirito Santo).
3-      Voltar a queimar incenso (oração – Sl 141.1,2).
4-      E nos oferecermos como sacrificio vivo (v.7 Rm 12.1,2), o Senhor verá, ouvirá e enviará sua benção.
 Ezequias chamou o povo há:

Á SANTIDADE. (V.5).
Porque não há despertamento espiritual fazendo algo singular ou inédito, mas voltando a praticar as “coisas antigas”. II Cron 7.14; “Se o meo povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” Eles precisavam jogar o lixo fora. Esse lixo nós contraimos para as nossas vidas quando nos envolvemos naquilo que não deviamos nos envolver. Isaias sentiu essa necessidade. Quando o mesmo disse, “Aí de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros” (Is 6.5). Em consequencia desta falta de vida.

PARA ASCENDER Á LÂMPADA. (V.7). Significa que o Espirito Santo estava entristecido. Não havia vigor espiritual. O cuidado com a vida espiritual já não existe. (a fonte está seca, o homem interior está precisando da água da vida. Sansão depois de uma grande batalha sentiu sede, e clamou a Deus. “Por intermedio do teu servo deste esta grande salvação; morrerei eu, agora, de sede e cairei nas mãos destes incircuncisos?. Então, o Senhor fendeu a cavidade que estava em Leí, e dela saiu água; tendo Sansão bebido, recobrou alento e reviveu;” (Jz 15.18-19).

PARA OFERECER SACRIFICIOS. (V.7) Isso significa dizer que não estamos nos oferecendo como sacrificio vivo santo e agradavel a Deus. (Rm 12.1-2).

PARA QUEIMAR INCENSO. (V.7). Isso significa dizer que já não estamos exercendo o sacerdocio que Deus confiou em nossas mãos por meio do seu Filho Jesus.(I Ped 2.9).

PURIFICAR O TEMPLO. (vers15b-16). Na purificação do templo aprendo que quando nos distanciamos de Deus, na condição de adorador oferecemos tudo quanto não agrada a Deus, mas que para nós tudo é normal. É Fogo estranho sendo oferecido a Deus, mas achamos normal. Não podemos continuar assim, pois estamos destruindo os fundamentos.( Sl 11.3).

É QUANDO SOMOS DESPERTADOS QUE PASSAMOS A ENXERGAR. (Is 6.6;).  Passamos a enxergar a situação espiritual daqueles que estão ao nosso redor e derredor.Da familia, dos amigos de trabalho, vizinhos e passamos a ouvir as almas que estão clamando por socorro. Isaias viu isso: (Is 6.5) É a partir daí que passamos a chorar a situação espiritual dos pecadores nos pés de Jesus. (Pv 24.11-12).

É QUANDO PASSAMOS A ENXERGAR A SANTIDADE DE DEUS, COMO NÃO VIAMOS ANTES. (Is 6.5).                                                                2
É QUANDO PASSAMOS ENXERGAR A VIDA DA IGREJA. Que até então estavamos alheios.

ESSE DESPERTAMENTO ESTÁ COMEÇANDO A ACONTECER NO NOSSO MEIO.

Quando o Espirito Santo está nos impulsionando a levar a mensagem salvifica do Senhor Jesus.  
1 – Para fazer com que a ressurreição de Cristo torne-se uma realidade no mundo atual.
O Senhor Jesus provou ser o Filho de Deus em fraqueza e humildade durante sua vida terrena, mas também ao ressuscitar ao terceiro dia (Rm 1.3 e 4).
2 – Para fazer com que a unidade torne-se um fato real no corpo de Cristo (João 17 21).
3 – Para fazer com que vivamos o verdadeiro amor. (I João 4.17).
4 – Para fazer com que exalemos o bom perfume de Cristo (II Co 2 16). Hoje o mundo ri de muitos cristãos. Assim como nos dias de Ló (Gn 19.14)? riram dele. Ló era um homem compromissado até demais. Não tinha tempo para lhes falar do amor de Deus, e quando foi falar acharam graça.
5 – Para apressarmos a vinda de Cristo. Se tão logo vem um despertamento, aumenta o número de cristãos, e com isso será alcançada mais rapidamente a plenitude. Jesus voltará quando a plenitude da igreja for um fato.

O DESPERTAMENTO ESPIRITUAL,  não é nem uma inovação é uma necessidade que devemos buscar e cultivarmos em nossa vida. É voltarmos a pratica da oração, do jejum, da meditação na Palavra de Deus e aplicá-la a nossa vida.

POIS TRAZ SOLUÇÕES PARA PERGUNTAS E PROBLEMAS EXISTENTES COMO:

- A questão da evangelização, começa a ser resolvida.
- A questão da unidade no lar é resolvida e em conseqüência disso reflete na igreja.
Passamos a desfrutar de comunhão, porque as diferenças antes existentes caem por terra e o nome do Senhor Jesus é glorificado. (Sl 133).
- A questão do viver no dia-a-dia, o Senhor o levará a bom “termo” pois estará dando o primeiro lugar na sua vida á Deus e em conseqüência disso estará desfrutando da boa perfeita e agradável vontade de Deus. 
Isso é que é estabilidade cristã.
É vontade de Deus que desfrutemos de estabilidade, e essa estabilidade é adquirida quando damos o primeiro lugar a Deus, quando levamos uma vida de santidade, é apartir daí que desfrutamos de estabilidade cristã. Essa estabilidade abrange todas as áreas da nossa vida. Essa vida sendo vivida faz toda a diferença, pois Deus também deseja que façamos diferença neste mundo.

QUANDO O POVO SE DISPOS, e fez o que era necessário fazer. Deus por sua vez o abençoou de uma maneira tal, que eles ficaram maravilhados diante do que Deus tinha feito em tão pouco tempo. “Ezequias e todo o povo se alegraram por causa daquilo que Deus fizera para o povo, porque súbitamente, se fez esta obra. (Ez.29.36). Isso é de Deus. Ingresse nesse projeto, pois é de Deus. 
Conclusão:Talvez você não tenha recebido este despertamento, simplismente porque está esperando novos metodos  nova roupagem ou conceitos modernos mas saiba que só é possível receber este despertamento quando você voltar as “coisas antigas” as “coisas originais”. Você precisa “arar o campo de pousio” (Os 10. 12). Clamar a Deus, purificar-se dos seus pecados e aí começará em ti um despertamento, através do qual serão despertadas também outras pessoas. Promessa do Senhor (II Cron 7.14).       
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário