sexta-feira, 29 de julho de 2011

O INICIO DO CONGREGACIONALISMO NO BRASIL. ( 156 anos.)

      O inicio do Congregacionalismo no Brasil começou a ser gerado no coração do Dr. Robert Reid Kalley. Quando através da leitura do livro, Reminiscências de viagens e permanência no Brasil, Senado Federal, escrito pelo missionário Daniel P. Kidder.
Robert Kalley foi impactado pela situação espiritual do nosso país e fez um pedido de oração que dizia: “ Rogai a Deus que me abra o caminho onde Ele deseje os meus serviços. Alimento a esperança de que possa ser entre portugueses, onde não há Bíblias nem pregadores do evangelho; e se for este o caso, talvez, alguns de vós sintam alegria na oração e serviço a fim de que a verdade de Deus seja conhecida entre aqueles que falam a vossa língua; mas, por enquanto, nada está decidido”.
         Deus ouviu a oração dos seus servos e concedeu ao missionário Robert Kalley o desejo do seu coração. Na época que o missionário veio para o Brasil havia apenas uma assistência religiosa aos protestantes estrangeiros que residiam no Brasil. Os cultos eram realizados em língua estrangeira como inglês, alemão e francês.
Robert Kalley foi o primeiro missionário a se estabelecer no Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro em Petrópolis onde fixou residência com o intuito de evangelizar os portugueses.
        Foi no dia 19 de Agosto de 1855 que se originou em nosso pais o congregacionalismo não com o designativo de congregacional apenas Igreja Evangélica Fluminense, no Rio de Janeiro, com o missionário escocês Dr. Robert Reid Kalley, o qual era originário da Igreja Presbiteriana Livre da Escócia.
       O propósito do Dr. Robert Kalley era de fundar uma Igreja com princípios congregacionais de inicio ele não utilizou o designativo congregacional por causa do liberalismo existente na época vivido pelas Igrejas americanas, pois no ultimo quarto do século XIX e princípios do século XX, o nome congregacional não gozava de boa reputação. Por isso, as Igrejas que ele fundou não recebeu de inicio o designativo  congregacional, a do Rio de Janeiro fundada em 1858, recebeu o nome de “Igreja Evangélica Fluminense “ e em 1873, no Recife fundou a “ Igreja Evangélica Pernambucana”.
        Mas por volta do ano de 1913, reuniram-se 13 Igrejas Evangélicas Brasileiras e 5 portuguesas para formarem uma entidade denominacional, que recebeu o nome de “Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais Brasileiras e Portuguesas “. Daí por diante, o designativo de congregacionais estaria sempre presente no nome denominacional.
       Ao falarmos sobre o inicio do Congregacionalismo no Brasil é importante ressaltarmos que a Igreja Evangélica Congregacional obteve um papel de fundamental importância para a nossa nação, pois foi a pioneira na evangelização do Brasil em língua portuguesa, gerando condições favoráveis para a vinda de outras denominações, como Batistas, Presbiterianas e outras mais.
Também contribuiu para o avanço social e político do nosso país, senão vejamos de acordo com dados levantados pelo Pr. Robson Sather Batista.

CASAMENTO.
Na época imperial, somente os casamentos católicos eram registrados nas câmaras municipais. O casamento de evangélicos, feito por pastores, foi reconhecido formalmente em 17 / 04 / 1863 pelo decreto imperial número 3069.

REGISTRO CIVIL.
Nesta mesma época, foi conseguido o estabelecimento de registros civis, como: casamento, óbitos e nascimentos para as pessoas de todas as religiões, pela Lei numero 1829 de 09 / 09 / 1870 que foi regulamentada em 25 / 04 / 1874.

DIREITOS POLITICOS E CIVIS.
Em 29 / 01 / 1881 sob Lei número 7981, os brasileiros passaram a gozar de todos os direitos políticos e civis, independente da religião professada.
- Liberdade para a venda de Bíblias;
- Registro de Igreja como pessoa jurídica;
- Sepultamento dos evangélicos nos cemitérios públicos ( somente os católicos tinham o direito de serem enterrados nos cemitérios públicos, Lei numero 1879 de 22 / 09 / 1874)

INSTITUIÇÕES DOS ” SALMOS E HINOS “
Instituições dos “ Salmos e Hinos ”. A primeira coletânea de hinos em língua portuguesa ( deste se originaram todos os hinários existentes ). A Sra. Sarah Kalley, esposa do Dr. Robert Kalley, organizou os “ Salmos e Hinos “ bem como compôs grande parte de seus hinos.

INSTITUIÇÃO DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
Instituição da Escola Bíblica Dominical no Brasil, marcando o começo do Evangelismo Nacional Pioneiro em caráter permanente.

        Vemos que o trabalho deste missionário foi e tem sido um trabalho duradouro, pois chegou até nós e tem crescido para a glória de Deus.
Este homem de Deus antes de voltar para a Escócia ele mostrou-se preocupado com a continuidade da obra no Brasil, em uma carta ao famoso pregador Charles Haddon Spurgeon ele disse: “ Se eu fosse uns 20 ou 30 anos mais moço eu me regozijaria com este campo tão vasto de trabalho, mas prefiro entregar tudo nas mãos de alguém mais jovem...
“Você não acha que poderia encontrar e sustentar homens que tomem posse dessa terra em nome do Senhor Jesus”
       Tomando as  palavras do pastor Anacleto Inácio da Silva, vemos que o missionário e médico Robert Kalley “ tornou-se um marco na história das missões pelo seu pioneirismo no mundo da língua portuguesa, seu desprendimento, sua coragem, sua fidelidade em pregar o evangelho sem diluí-lo, dependendo d`Aquele que tanto efetua o querer como o realizar segundo a sua boa vontade. É uma inspiração para todos os congregacionais brasileiros no cumprimento da tarefa principal da Igreja: a evangelização.”

Agradeçamos a Deus por sermos cristãos congregacionais e por termos a certeza de que Ele irá continuar realizando a sua grandiosa obra em nossa denominação. Portanto meus amados irmãos em Cristo Jesus amem a nossa denominação e ergamos a bandeira do evangelho, pois tenho certeza que Deus continuará nos abençoando como denominação e como cristãos autênticos
IGREJA EVANGELICA CONGREGACIONAL DE SOSSEGO. PB.
                                                                                                 Pr. Valdemir Costa.                                     



                                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário