sábado, 6 de agosto de 2011

TAREFA PRIMORDIAL DA IGREJA. EM BUSCA DOS PECADORES. Atos 8.26 – 38.

          Nunca o mundo esteve numa situação tão caótica como na atualidade. São terremotos, Tsunami, secas prolongadas, enchentes, aumento da temperatura na terra, mudanças climáticas, e.t.c. Embora no plano cientifico o homem tenha feito grandes progressos, como por exemplo a internet, cujo meio de comunicação nos dá acesso a qualquer parte do mundo a qualquer momento. (Dn 12.4;)
O mesmo não ocorreu em outros aspectos que envolvem o homem, principalmente no espiritual. Embora algumas doutrinas humanas ensinem que o homem está se aperfeiçoando cada vez mais no plano espiritual, a verdade é que os homens estão indo “... de mal a pior, enganando e sendo enganados “ (II Tm 3.13).
São tantos os aspectos negativos que caracterizam o cotidiano do homem como a prostituição de crianças, as drogas, lares destruídos por falta de fidelidade, pela pobreza, pela marginalidade, a corrupção, a impunidade, a carnalidade e a pornografia, que tão acintosamente estão expostas na sociedade;
Se por um lado, nós cristãos, temos tanto a lamentar, pelo que vemos e ouvimos (II Pe 3.7,8); por outro lado, porém, tal situação nos proporciona riquíssima oportunidade para a realização do trabalho de evangelização. Pois são os sintomas do pecado que o mundo apresenta-nos.
EVANGELIZAÇÃO. TAREFA PRIMORDIAL DA IGREJA.
          A igreja não é um projeto humano. É um projeto de Deus que atende a um propósito divino e vive para o seu cumprimento.
A tarefa primordial da igreja é evangelizar.
A razão da existência da igreja é de servir a Cristo.  
A igreja é o instrumento de Deus para evangelizar o mundo. Infelizmente, muitos cristãos e igrejas perderam a visão do propósito de Deus, estão vivendo de maneira egoística concentrando-se apenas em si mesmas. Esqueceram-se que a nação israelita fez o mesmo, deixou de cumprir com o propósito de Deus. Esqueceu-se que a igreja primitiva fez o mesmo ficando apenas em Jerusalém, enquanto que a ordem dizia respeito a “Judéia, Samaria e até aos confins da terra”.   
 Isto é uma realidade em nossos dias. Billy Gram. disse: Estou convencido de que se a igreja voltasse á sua tarefa principal de pregar o evangelho e levar as pessoas ao conhecimento de Cristo, isso teria um impacto muito mais poderoso sobre a estrutura da nação do que qualquer outra coisa que estivesse a seu alcance fazer”.
Daí, Deus ter permitido uma grande perseguição.
A grande perseguição gerou uma grande dispersão.
A grande dispersão gerou uma grande evangelização.
Na grande evangelização acontece um grande avivamento.  
Na grande evangelização surge um grande evangelista, o diácono Filipe que  não deixou se abater com a morte de Estevão, nem se escondeu para escapar da perseguição, mas saiu evangelizando.
EVANGELIZAÇÃO. RESPONSABILIDADE DE TODOS:
          A evangelização não é responsabilidade exclusiva do pastor como alguns entendem. Evangelização é responsabilidade de toda igreja. (At 8.1);
 O cristão precisa ter consciência de que ele é responsável pelas almas. E assumir o seu compromisso diante de Deus.  
Certa vez, D. L. Moody perguntou a um homem sobre sua alma, ao que o homem respondeu:
- Isso não é da sua conta!
- Claro que é da minha conta – disse Moody e o homem retrucou sem hesitar:
- Então você deve ser D. L. Moody!

 NÃO PODE HAVER EVANGELIZAÇÃO SEM OBEDIENCIA, FÉ E VISÃO DO REINO.
Filipe anuncia Cristo em Samaria e Deus traz um grande avivamento aquela cidade (v.5).
Grande multidão afluía para ouvir a mensagem do evangelho.
Os espíritos imundos saiam dos demônios, clamando em alta voz.
Os paralíticos e coxos eram curados.
Batizaram-se tanto homens como mulheres.
Mas certo dia, no meio dessa abundante colheita de almas, um anjo do Senhor mandou que Filipe fosse a um lugar deserto.
          Filipe levantou-se e foi (v.27): Sem vacilar, obedeceu, deixando o glorioso avivamento e fazendo a viagem de cerca de 90 km, até um caminho deserto. (obediência).
J. Hudson Taylor começou seu ministério na Índia, e levou muitos a Cristo. Dentre eles teve um senhor que: Certo dia, perguntou a Hudson Taylor “ há quanto tempo o povo da Inglaterra sabia dessas boas-novas”. Hudson reconheceu que a Inglaterra tinha conhecimento do evangelho havia séculos. “Meu pai morreu buscando a verdade” – disse esse senhor. Porque vocês não vieram antes? Hudson não teve como responder a essa pergunta dolorosa.
É preciso crer na palavra como inspirada pelo Espírito Santo e na inerrância da mesma. É preciso crer naquilo que pregamos. ().  
Conta-se que um notório assassino britânico foi condenado á morte. Na manhã da sua execução, o capelão da penitenciaria o acompanhou até o patíbulo e leu rotineiramente alguns versículos bíblicos. O prisioneiro ficou chocado ao ver o capelão tão insensível, mesmo á sombra da forca. Ele disse ao pregador; “Senhor, se eu cresse naquilo que o senhor e a igreja dizem crer, mesmo que a Inglaterra estivesse coberta de vidro quebrado de costa a costa, eu andaria sobre ele – se necessário sobre as minhas mãos e joelhos – e acharia ter valido a pena só para salvar uma alma de um inferno eterno como esse”.
Assim dizia Mateus Henry: “Sinto maior gozo em ganhar uma alma para Cristo, do que em ganhar montanhas de ouro e de prata, para mim mesmo.” (amor pelas almas).
Davi Brainerd podia dizer de si: “Não me importava o lugar ou a maneira em que tivesse de morar, nem por qual sofrimento tivesse de passar, contanto que pudesse ganhar almas para Cristo. Quando dormia, sonhava com essas coisas, e ao acordar, a primeira coisa em que me ocupava era essa grande obra; não tinha outro desejo a não ser a conversão dos perdidos”.(amor pelas almas).
NÃO PODE HAVER EVANGELIZAÇÃO SEM EVANGELHO.
          Golpeamos o inimigo com a Palavra de Deus. O inimigo de nossas almas é mentiroso, e a Palavra de Deus é a verdade que sempre prevalece sobre a mentira.
O eunuco estava lendo a passagem messiânica de Isaias 53. 7-8; que diz respeito ao sacrifício do salvador. (v.28). A morte expiatória de Cristo. (I Pd 1.18-20). Jesus e a ressurreição. (At 17.18) O Senhorio de Cristo. (At 10.36). As riquezas insondáveis de Cristo. (Ef 3.8). A glória de Deus e de Cristo. (II Co 4.4).    
NÃO PODE HAVER EVANGELIZAÇÃO SEM O AGIR DO ESPIRITO SANTO.
          O Espírito Santo orientou Filipe quando, onde, e com quem falar. (v.29). A palavra do Senhor Jesus proferida aos seus  discípulos foi: “... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” (At 1.8). Evangelização começa no poder do Espírito Santo, pois é Ele quem dirige, quem motiva, quem impulsiona e leva o cristão a cumprir a sua tarefa. O Espírito Santo dá visão do reino. O Espírito Santo desperta no cristão amor pelas almas. O resultado de uma vida cheia do Espírito Santo é o testemunho, e os frutos do Espírito Santo passa a ser visto nesse cristão.
Certa vez George Whitefield disse: “Estou persuadido de que quase todos os pregadores falam de um Cristo que não conhecem e não sentem. Muitas congregações estão mortas porque homens mortos estão pregando a elas”

NA EVANGELIZAÇÃO DESFRUTAMOS DO CUIDADO DE DEUS.
          O Senhor Jesus disse: “Eis que eu estou convosco até a consumação dos séculos”. No deserto Deus cuidou tão bem de Filipe como quando ministrava na cidade.
Não foi honrado tanto em Jerusalém, nem em Samaria, mas no deserto fora convidado a subir e andar com um alto oficial do governo etíope no seu carro.
O cristão no deserto, dirigido por Deus, será certamente sustentado pela provisão divina.
- O eunuco não encontrou paz para sua alma no formalismo do judaísmo.
- Voltava sem a sua alma ficar saciada.
- Fora a Jerusalém anelando beber da água da vida, mas voltava ainda com sede.
- Fora a Jerusalém com fome espiritual pelo pão da vida, mas ainda estava com fome.
- Lia a Bíblia, buscando paz para o seu coração.
- O eunuco viajou cerca de 1.500 quilômetros da Etiópia a Jerusalém, para satisfazer a sua alma, a sua fome espiritual.
Russel Shedd afirmou: “Por meio da evangelização, Deus busca restaurar pecadores “inúteis”direcionando-os para o objetivo original que ele lhes reservara no momento de sua criação”. “A missão da igreja pode ser assim sintetizada. Tornar Deus conhecido em toda a majestade de sua pessoa, dar a conhecer a oferta de perdão de sua graça, o poder transformador de seu sofrimento”, ...
“Um senhor se se orgulhava em dizer que não acreditava em Deus. Certa ocasião viajou para as ilhas Fiji, um arquipélago no Sul do Oceano Pacifico, para alguns dias de férias.Ficou muito surpreso quando viu os nativos da ilha indo para a igreja com Bíblias em suas mãos. Disse-lhes então que Deus não existia, a Bíblia não era um livro bom e que tinham uma religião falsa. Um professor local, homem simples, ouviu o que o visitante estava dizendo e respondeu:” “ Você tem mesmo é muita sorte! Nós deixamos de adorar os ídolos e de sermos canibais quando entendemos que Jesus é nosso salvador. Aprendemos a ler a Bíblia e a nossa vida mudou completamente. Se ainda fôssemos como antes, agora mesmo o mataríamos, cozinharíamos todo o seu corpo e toda essa gordura numa água fervendo, e nos deliciaríamos comendo inteirinho, dançando ao redor da fogueira”.
CONCLUSÃO:
          A missão da igreja é de pregar o evangelho a toda criatura, tanto num sentido coletivo como num sentido individual. Em obediência ao IDE no cumprimento de sua tarefa, anunciando o verbo que se fez carne e habitou no meio de nós, morreu mas ressuscitou, está vivo é Senhor na direção e orientação do Espírito Santo de Deus. Na evangelização temos a presença gloriosa do Senhor Jesus pois Ele mesmo afirmou  “eis que Eu estou convosco até a consumação dos séculos”.