sexta-feira, 29 de julho de 2011

O INICIO DO CONGREGACIONALISMO NO BRASIL. ( 156 anos.)

      O inicio do Congregacionalismo no Brasil começou a ser gerado no coração do Dr. Robert Reid Kalley. Quando através da leitura do livro, Reminiscências de viagens e permanência no Brasil, Senado Federal, escrito pelo missionário Daniel P. Kidder.
Robert Kalley foi impactado pela situação espiritual do nosso país e fez um pedido de oração que dizia: “ Rogai a Deus que me abra o caminho onde Ele deseje os meus serviços. Alimento a esperança de que possa ser entre portugueses, onde não há Bíblias nem pregadores do evangelho; e se for este o caso, talvez, alguns de vós sintam alegria na oração e serviço a fim de que a verdade de Deus seja conhecida entre aqueles que falam a vossa língua; mas, por enquanto, nada está decidido”.
         Deus ouviu a oração dos seus servos e concedeu ao missionário Robert Kalley o desejo do seu coração. Na época que o missionário veio para o Brasil havia apenas uma assistência religiosa aos protestantes estrangeiros que residiam no Brasil. Os cultos eram realizados em língua estrangeira como inglês, alemão e francês.
Robert Kalley foi o primeiro missionário a se estabelecer no Brasil, mas precisamente no Rio de Janeiro em Petrópolis onde fixou residência com o intuito de evangelizar os portugueses.
        Foi no dia 19 de Agosto de 1855 que se originou em nosso pais o congregacionalismo não com o designativo de congregacional apenas Igreja Evangélica Fluminense, no Rio de Janeiro, com o missionário escocês Dr. Robert Reid Kalley, o qual era originário da Igreja Presbiteriana Livre da Escócia.
       O propósito do Dr. Robert Kalley era de fundar uma Igreja com princípios congregacionais de inicio ele não utilizou o designativo congregacional por causa do liberalismo existente na época vivido pelas Igrejas americanas, pois no ultimo quarto do século XIX e princípios do século XX, o nome congregacional não gozava de boa reputação. Por isso, as Igrejas que ele fundou não recebeu de inicio o designativo  congregacional, a do Rio de Janeiro fundada em 1858, recebeu o nome de “Igreja Evangélica Fluminense “ e em 1873, no Recife fundou a “ Igreja Evangélica Pernambucana”.
        Mas por volta do ano de 1913, reuniram-se 13 Igrejas Evangélicas Brasileiras e 5 portuguesas para formarem uma entidade denominacional, que recebeu o nome de “Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais Brasileiras e Portuguesas “. Daí por diante, o designativo de congregacionais estaria sempre presente no nome denominacional.
       Ao falarmos sobre o inicio do Congregacionalismo no Brasil é importante ressaltarmos que a Igreja Evangélica Congregacional obteve um papel de fundamental importância para a nossa nação, pois foi a pioneira na evangelização do Brasil em língua portuguesa, gerando condições favoráveis para a vinda de outras denominações, como Batistas, Presbiterianas e outras mais.
Também contribuiu para o avanço social e político do nosso país, senão vejamos de acordo com dados levantados pelo Pr. Robson Sather Batista.

CASAMENTO.
Na época imperial, somente os casamentos católicos eram registrados nas câmaras municipais. O casamento de evangélicos, feito por pastores, foi reconhecido formalmente em 17 / 04 / 1863 pelo decreto imperial número 3069.

REGISTRO CIVIL.
Nesta mesma época, foi conseguido o estabelecimento de registros civis, como: casamento, óbitos e nascimentos para as pessoas de todas as religiões, pela Lei numero 1829 de 09 / 09 / 1870 que foi regulamentada em 25 / 04 / 1874.

DIREITOS POLITICOS E CIVIS.
Em 29 / 01 / 1881 sob Lei número 7981, os brasileiros passaram a gozar de todos os direitos políticos e civis, independente da religião professada.
- Liberdade para a venda de Bíblias;
- Registro de Igreja como pessoa jurídica;
- Sepultamento dos evangélicos nos cemitérios públicos ( somente os católicos tinham o direito de serem enterrados nos cemitérios públicos, Lei numero 1879 de 22 / 09 / 1874)

INSTITUIÇÕES DOS ” SALMOS E HINOS “
Instituições dos “ Salmos e Hinos ”. A primeira coletânea de hinos em língua portuguesa ( deste se originaram todos os hinários existentes ). A Sra. Sarah Kalley, esposa do Dr. Robert Kalley, organizou os “ Salmos e Hinos “ bem como compôs grande parte de seus hinos.

INSTITUIÇÃO DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
Instituição da Escola Bíblica Dominical no Brasil, marcando o começo do Evangelismo Nacional Pioneiro em caráter permanente.

        Vemos que o trabalho deste missionário foi e tem sido um trabalho duradouro, pois chegou até nós e tem crescido para a glória de Deus.
Este homem de Deus antes de voltar para a Escócia ele mostrou-se preocupado com a continuidade da obra no Brasil, em uma carta ao famoso pregador Charles Haddon Spurgeon ele disse: “ Se eu fosse uns 20 ou 30 anos mais moço eu me regozijaria com este campo tão vasto de trabalho, mas prefiro entregar tudo nas mãos de alguém mais jovem...
“Você não acha que poderia encontrar e sustentar homens que tomem posse dessa terra em nome do Senhor Jesus”
       Tomando as  palavras do pastor Anacleto Inácio da Silva, vemos que o missionário e médico Robert Kalley “ tornou-se um marco na história das missões pelo seu pioneirismo no mundo da língua portuguesa, seu desprendimento, sua coragem, sua fidelidade em pregar o evangelho sem diluí-lo, dependendo d`Aquele que tanto efetua o querer como o realizar segundo a sua boa vontade. É uma inspiração para todos os congregacionais brasileiros no cumprimento da tarefa principal da Igreja: a evangelização.”

Agradeçamos a Deus por sermos cristãos congregacionais e por termos a certeza de que Ele irá continuar realizando a sua grandiosa obra em nossa denominação. Portanto meus amados irmãos em Cristo Jesus amem a nossa denominação e ergamos a bandeira do evangelho, pois tenho certeza que Deus continuará nos abençoando como denominação e como cristãos autênticos
IGREJA EVANGELICA CONGREGACIONAL DE SOSSEGO. PB.
                                                                                                 Pr. Valdemir Costa.                                     



                                                                                                                                                             

Conjunto de crianças da Igreja Congregacional Betesda Sossego PB.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A FAMILIA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE.

                A pós-modernidade é tanto uma noção histórica quanto uma ideologia filosófica muito fraca. Mas não podemos negar, que tem causado um efeito danoso muito grande á família. Entender o pensamento pós-modernista que hoje toma conta do mundo e que tem causado tantas transformações sem nenhuma base bíblica é  indispensável para a sobrevivência da família cristã.
Não tenho duvidas de que os efeitos do pós-modernismo sobre a família tem sido devastadores. No entanto precisamos conhecer, do contrario, esta ameaça tende a potencializar os seus resultados não só na família mas no cristianismo de um modo geral. (O pós-modernismo é a coalizão de diversos pensadores vindos de disciplinas acadêmicas bastantes diferentes).
Alguém já disse que a pós-modernidade age como um gigantesco martelo de aço martelando as instituições. E a família cristã não tem ficado imune a estes ataques. Pois o inimigo de nossas almas tenta destruir a igreja em seu ponto mais vulnerável: A família. Por isso ele ataca as famílias cristãs em geral, e particularmente a dos lideres cristãos.
Sempre houve tempo difícil para a humanidade. Mas em nenhum outro tempo fora tão difícil o quanto está sendo agora. Tempo em que os nossos valores e cultura têm sido influenciados pela pós-modernidade, e muitas famílias cristãs tem absorvido todas estas mudanças sem nenhum questionamento. Houve um tempo em que tínhamos parâmetros, razão e a sã doutrina. Hoje o que tem sido valorizada posta em pratica é  a palavra do homem. (A filosofia de Karl Marx – Hegel, e tantos outros). Quando um cristão se posiciona contra o relativismo, o secularismo, o pragmatismo, o materialismo, contra as inovações teológicas e modismos atuais imediatamente começa a sofrer pressões.
A família tem sido atacada diuturnamente pelo pós-modernismo com o intuito de destruir os seus alicerces.    
A família é um projeto de Deus.
A família é a base da sociedade.
O projeto de Deus tem sido atacado ferozmente nestes últimos dias.
Por isso tem se constituído um desafio muito grande para a família cristã. Na era pós-modernidade conduzir a família de conformidade com os preceitos e leis estabelecidos por Deus.    
O projeto de Deus tem sido atacado:
No cônjuge: O inimigo de nossas almas tem procurado por todos os meios destruir os laços familiares, com a finalidade de frustrar o plano de Deus para a raça humana. (O primeiro ataque ocorreu no Éden).
Hoje é atacado com formas iníquas de união. Uma sexóloga declarou, recentemente, a uma revista de circulação nacional que o casamento é a pior forma de união, pois acaba com o estimulo sexual; e ainda mais, disse ela: Dentro de poucos anos, o sexo terá que ser grupal – vários homens e varias mulheres. (Essa é a proposta do movimento nova era, que mistura filosofia, com religião e cultura)
A homossexualidade: Passou a ser uma “opção de vida”. A pós-modernidade procura distorcer os ensinos cristãos sobre a sexualidade. A palavra de Deus condena, de modo veemente, e muito claro, a pratica homossexual.
O adultério: deixou de ser traição e se tornou uma “aventura”.
O sexo pre-conjugal: (inclusive entre os jovens cristãos).
Deixou de ser pecado para ser uma “experiência valida”. 
O sexo pre-conjugal não é uma “experiência valida” é um ato de egoísmo e de violência contra as emoções e os sentimentos de um ser humano. (v 12).
Quando praticado perde-se a noção da realidade das conseqüências físicas, emocionais, psicológicas e espirituais da outra pessoa. (v.12).
Traz culpa e vergonha, são resultados contrários aos que Deus preparou para o casamento. (v.13).(II Sm 13:12-17;)
O aborto: Deixou de ser assassinato e se tornou um “direito constitucional que a mulher tem sobre o seu corpo” (Is 5.20;)
O sexo pode ser virtual: Via internet, não tem problema nenhum.
A família: A família sofreu ataque no passado e sofre também no presente. Para os pós-modernistas a família é formada de um casal do mesmo sexo, podendo adotar um filho, sem problema nenhum, já é uma família. A Lei Maior da nossa nação é clara: União estável ocorre entre homem e mulher. É vergonhoso ver os Nobres Ministros do STF – guardiões da Constituição – ignorarem esse texto da nossa constituição e terem decidido que a união de pessoas do mesmo sexo equipara-se á união estável. Isso é uma vergonha, não estão ferindo apenas a constituição do nosso País como também a lei de Deus que é a base para toda e qualquer legislação, e ainda mais exercendo uma função que não lhe cabe.  
O divórcio: Em alguns países chamado de primeiro mundo, é possível trocar de casal como se troca de roupa. É como se o divórcio fosse a solução para todos os problemas no casamento. Só que hoje o divórcio não é a causa dos problemas no casamento, mas é conseqüência. (As duas escolas no período interbiblico, no Velho Testamento e no Novo Testamento) Mt 19.9;
Na educação: Um dos maiores desafios para a família cristã na pós-modernidade, é a educação materialista, secularizada e relativista, que é lograda aos estudantes, desde o ensino fundamental, passando pelo nível médio, até a universidade, quando os ensinos materialistas e ateístas são reforçados, com o peso dos cursos de terceiro grau, acentuando-se, ainda mais, nos cursos de pós-graduação. Hoje grande parte de adolescentes e jovens que se afastam do caminho do Senhor é pelo fato de serem seduzidos pelos falsos ensinos  da “falsamente chamada ciência”.
          Fazendo uso das palavras do pastor Elinaldo Renovato, “Nas escolas seculares , de orientação materialista, não há lugar para Deus. Há lugar para tudo e para todos, mas não há lugar para Deus.” “A soberba  dos mestres materialistas é tão elevada, que zombam de todos os que têm a coragem de professar sua fé diante dos acadêmicos.” Na realidade os materialistas, que se consideram intelectuais, defensores de um mundo pluralista e democrático, não suportam ouvir opiniões diferentes das suas. Apelam logo para a critica destrutiva e o deboche, muitas vezes bem desrespeitosos contra os que estão diante deles, na condição de alunos. Pior ainda perseguem os cristãos sinceros”.
O relativismo: Não quero aqui falar das teses do relativismo ético como: Relativismo cultural, Normativo, Metaético, Ceticismo ético, e principio da tolerância mas dizer que: Na pós-modernidade os conceitos morais não se guiam por valores absolutos, tais como integridade, honestidade, santidade e temor a Deus. Portanto constitui-se um desafio para a família cristã, procurar viver uma vida de integridade, tendo como padrão os princípios cristãos indicados na palavra de Deus, assim como, Daniel, José, Timóteo, Jeremias, Samuel e tantos outros homens de Deus que viveram uma vida integra.
A história prova que a relatividade moral gera o caos e, conseqüentemente, a queda da sociedade. Atualmente tudo é relativo. A verdade não existe e cada um deve agir e viver como melhor lhe parecer. Isso é um retrocesso (Jz 21.25) a uns 3.000 mil anos na sua história.  
Essa filosofia tem levado a nossa geração a ter aversão aos padrões morais preestabelecidos para a sociedade e as leis morais estabelecidas por Deus. Para que vivamos de maneira digna do evangelho (Rm 2.11-15).    
A pós-modernidade rejeita a verdade, como “verdade absoluta”. São os Pilatos dos nossos dias. Rejeita a idéia de padrões universais. Hoje nada mais é “verdade absoluta”; tudo é relativo. O que é verdade para uns, não precisa, necessariamente, ser verdade para outros.
É verdadeiro dizer que aquilo que é realmente é ou que aquilo que não é realmente não é. Aristóteles, Metafísica (Dt 18.22; João 18.37-38;).
O secularismo: Um dos perigos do secularismo é a ausência de pessoas sensíveis. Pois o secularismo torna as pessoas insensíveis, não há da parte delas nenhuma comoção no que diz respeito ás injustiças sociais praticadas. Tornam insensíveis com o sofrimento do seu próximo. Torna-os alheios aos acontecimentos como o crescimento da prostituição, da criminalidade e de tantos outros problemas que assola a sociedade.
No secularismo vemos:     
A ausência de valores absolutos e princípios éticos.    
Vemos, a busca do prazer a qualquer custo.
Vemos, o consumismo descontrolado. O pobre vive sonhando, trabalha para consumir e consome o que trabalha.
Vemos a liberdade de escolha. É hora da imagem pirotécnica, onde se olha para uma pessoa e diz, é essa, este é o homem, tem tudo, é completo. É glamour puro. (só tem imagem), (I Sm 10.21-24; 16.6-7;). Sem direção de Deus para a escolha.
Vemos o avanço tecnológico. Que tem sido mais para uso do mal do que do bem.  
Vemos a mídia. hoje como o principal formador de opiniões que temos.
              A mídia dita a moda de amanhã, os costumes e o caráter do ser humano.
Vemos, superficialidade de relacionamento: Creio eu que esse tem sido o maior desafio da família no secularismo da pós-modernidade.  
Atualmente muitos têm a família como um projeto que precisa terminar. Quando na verdade a família é um projeto de Deus. Cabe a essa família buscar constantemente um melhor relacionamento consigo mesma e com, qualidade.

CONCLUSÃO:
      Os efeitos da pós-modernidade têm desintegrado a família. Na família da pós-modernidade ás vezes tem carisma, mas não tem caráter.
As vezes tem um grupo de alienados. O pai não raciocina, não vê o futuro, simplesmente porque entrou na onda do pós-modernismo.
A mãe não é diferente, e o filho vivendo nesse ambiente também não faz diferença. A família tem sido atingida pelo vento feroz, pelas ondas bravias e pelas chuvas torrenciais da vida.
Se ela não estiver bem alicerçada vai ruir, não tem quem segure.
Quantas famílias que amanheceu o dia e elas não têm o privilegio de se reunir de se desejar um bom dia para o outro. E triste ter que dizer mas é verdade, maridos mal-humorados, mulheres traídas (criou-se um blog convidando as pessoas para a prática da traição e por incrível que pareça tem sido um dos blogs mais acessado no momento, e por fim filhos rejeitados.
Mas eu tenho uma boa nova para você amado leitor e irmãos em Cristo Jesus. Existe uma luz de esperança.
Jesus Cristo cuja palavra dele pode fortalecer a família, traçar padrões e transformar o caráter do pai, da mãe e dos filhos (Mt 7.24-27).
Não se esqueça disso, a palavra de Deus é a benção que enriquece e não acrescenta dores pois, Deus é o Deus da graça, que quer tratar a alma humana e quer aprofundar o seu caráter na minha e na sua vida. Sua honestidade, sua generosidade, seu amor, sua compreensão e seu perdão. Uma família com o caráter de Deus é família que sabe superar toda influencia maléfica do pós-modernismo, sabe enfrentar os vendavais, nadar contra as correntes contrarias, vencer o inimigo e sair ilesa, triunfante e coesa (unida) diante de Deus.
Bibliografia:
Perigos da pós-modernidade – Elinaldo Renovato.
Filosofia e cosmovisão cristã – J. P. Moreland e William Lane Craig.
O desafio do mundo pós-moderno – Editora Cristã Evangélica.                                                                                                                                 Bíblia Shedd – Antigo e Novo Testamento.       

sábado, 23 de julho de 2011

PRECISAMOS VOLTAR A PRÁTICA DAS “COISAS ANTIGAS” II Cron 29. 11e36;



          A igreja não é um projeto humano, é um projeto de Deus. Que atende a um propósito divino e vive para o seu cumprimento. (I Sm 16.1-13).  A vontade de Deus é que nós cristãos cumpramos com a tarefa que Ele nos confiou. Que é de anunciar a sua Palavra. Essa Palavra que é tão irrestrita que não há limites para o que Deus pode fazer atravéz dela (At.3.1-10). Pois o poder está N’ele, e qualquer um que esteja submisso a sua vontade será capaz de realizar a sua obra. 
Portanto é inadmissivel que o cristão sendo sabedor disso, e que só cabe a ele anunciar a Palavra, não cumpra com a sua responsabilidade. E ainda mais com os meios de comunicação que temos ao nosso díspor de uma tecnologia avançadissima, esse cristão esteja estagnado.
É de envergonhar-nos quando vemos que no tempo dos apostólos, não havia estes meios de comunicação como temos hoje. E que a situação não era muito diferente da nossa – mas esses homens revolucionaram o mundo de sua época.
Nos nossos dias parece até que nós nos esquecemos que aquele que nos incumbiu dessa tarefa não está mais assentado em seu trono. E que não tem mais o mundo em suas mãos, parece até que deixou de ser Soberano, e que as suas promessas não se cumprem mais.
Na verdade Deus está assentado em seu trono, tem o mundo em suas mãos, é Soberano, e suas promessas não falham.
O certo é que os cristãos sabem que isso é verdade e que Deus os chamou para anunciar esta Palavra. Mas não tem cumprido com o seu dever. Estão sempre alegando não ter tempo. Parece até que alguém compôs um hino cujo refrão é: “Não tenho tempo” e muitos na igreja só sabem cantar o refrão.
Imagine se as pessoas que falaram do amor de Deus para nós não tivesse tempo. Onde estariamos e como estariamos?
 Existe alguns fatores que tem contribuido para não atentarmos para a nossa responsabilidade.

Um dos fatores tem sido a busca pela “estabilidade”.
Não é pecado o cristão querer estabilidade para a sua vida, para a sua familia, mas é pecado quando há a inversão de valores: O Senhor Jesus disse: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33;).
É nesse viver de uma maneira desenfreada sem dá primazia ao reino de Deus que o cristão tem sucumbido na vida espiritual e o pior é que ele não percebe. Quando a vida cristã chega a esse estado espiritual é preciso um despertamento pois já está muito aquém da vida que Cristo nos deu.
É aí que Deus começa a agir, pois Ele não nos chamou para vivermos esse tipo de vida. Só que ás vezes o agir de Deus é de uma maneira dolorosa. É simplismente pelo fato de nos amar que Ele começa a disciplinar. “Pelo que veio grande ira do Senhor...”(v.8).
Deus tem a sua maneira como disciplinar, as vezes os problemas são tantos que achamos que o mundo vai desabar sobre a nossa cabeça.  É quando as provações crescem além da medida da nossa vida espiritual, que estamos sendo disciplinados pelo Senhor. É quando a segurança do casamento, da vida familiar, do emprego, dos bens materiais parece estar se destruindo, é como se estivesse acontecendo  um Tsunami. E nessa hora que começamos  a clamar a Deus, é ai que se percebe o quanto estava distante de Deus. “Terminados os dias da festa, regressaram, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais soubessem. Pensando, porém, que estivesse em sua companhia, foram caminho de um dia. Então começaram a procura-lo entre os parentes e conhecidos.Como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. Passados três dias, acharam-no no templo...” (Lc 2.43-46;).                1
É exatamente nesta hora que se percebe que a estabilidade que tanto se buscou não resolve o problema. (Precisamos aprender com a igreja primitiva, quando se desfez de tudo. Atualmente a igreja perseguida, tem perdido tanta coisa mas não tem perdido o bem maior que é Jesus. Estabilidade não foi problema para a igreja primitiva e também não é para a igreja perseguida).
O rei Ezequias ao assumir o reinado viu que o povo estava sendo disciplinado pelo Senhor. Estava precisando de um despertamento espiritual. E procurou logo trazer o povo a pratica das “coisas antigas” as “coisas originais”. O povo estava sofrendo simplismente pelo fato de não estarem fazendo aquilo para o qual haviam sido chamados. No entanto estava precisando de um despertamento espiritual. O caminho para o despertamento espiritual, é voltar a pratica das “coisas antigas” as “coisas originais”.

 É preciso voltar a pratica das “coisas antigas”.
1-      Confessar os nossos pecados (II Cron 7.14).
2-      Ascender á lâmpada (Espirito Santo).
3-      Voltar a queimar incenso (oração – Sl 141.1,2).
4-      E nos oferecermos como sacrificio vivo (v.7 Rm 12.1,2), o Senhor verá, ouvirá e enviará sua benção.
 Ezequias chamou o povo há:

Á SANTIDADE. (V.5).
Porque não há despertamento espiritual fazendo algo singular ou inédito, mas voltando a praticar as “coisas antigas”. II Cron 7.14; “Se o meo povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” Eles precisavam jogar o lixo fora. Esse lixo nós contraimos para as nossas vidas quando nos envolvemos naquilo que não deviamos nos envolver. Isaias sentiu essa necessidade. Quando o mesmo disse, “Aí de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros” (Is 6.5). Em consequencia desta falta de vida.

PARA ASCENDER Á LÂMPADA. (V.7). Significa que o Espirito Santo estava entristecido. Não havia vigor espiritual. O cuidado com a vida espiritual já não existe. (a fonte está seca, o homem interior está precisando da água da vida. Sansão depois de uma grande batalha sentiu sede, e clamou a Deus. “Por intermedio do teu servo deste esta grande salvação; morrerei eu, agora, de sede e cairei nas mãos destes incircuncisos?. Então, o Senhor fendeu a cavidade que estava em Leí, e dela saiu água; tendo Sansão bebido, recobrou alento e reviveu;” (Jz 15.18-19).

PARA OFERECER SACRIFICIOS. (V.7) Isso significa dizer que não estamos nos oferecendo como sacrificio vivo santo e agradavel a Deus. (Rm 12.1-2).

PARA QUEIMAR INCENSO. (V.7). Isso significa dizer que já não estamos exercendo o sacerdocio que Deus confiou em nossas mãos por meio do seu Filho Jesus.(I Ped 2.9).

PURIFICAR O TEMPLO. (vers15b-16). Na purificação do templo aprendo que quando nos distanciamos de Deus, na condição de adorador oferecemos tudo quanto não agrada a Deus, mas que para nós tudo é normal. É Fogo estranho sendo oferecido a Deus, mas achamos normal. Não podemos continuar assim, pois estamos destruindo os fundamentos.( Sl 11.3).

É QUANDO SOMOS DESPERTADOS QUE PASSAMOS A ENXERGAR. (Is 6.6;).  Passamos a enxergar a situação espiritual daqueles que estão ao nosso redor e derredor.Da familia, dos amigos de trabalho, vizinhos e passamos a ouvir as almas que estão clamando por socorro. Isaias viu isso: (Is 6.5) É a partir daí que passamos a chorar a situação espiritual dos pecadores nos pés de Jesus. (Pv 24.11-12).

É QUANDO PASSAMOS A ENXERGAR A SANTIDADE DE DEUS, COMO NÃO VIAMOS ANTES. (Is 6.5).                                                                2
É QUANDO PASSAMOS ENXERGAR A VIDA DA IGREJA. Que até então estavamos alheios.

ESSE DESPERTAMENTO ESTÁ COMEÇANDO A ACONTECER NO NOSSO MEIO.

Quando o Espirito Santo está nos impulsionando a levar a mensagem salvifica do Senhor Jesus.  
1 – Para fazer com que a ressurreição de Cristo torne-se uma realidade no mundo atual.
O Senhor Jesus provou ser o Filho de Deus em fraqueza e humildade durante sua vida terrena, mas também ao ressuscitar ao terceiro dia (Rm 1.3 e 4).
2 – Para fazer com que a unidade torne-se um fato real no corpo de Cristo (João 17 21).
3 – Para fazer com que vivamos o verdadeiro amor. (I João 4.17).
4 – Para fazer com que exalemos o bom perfume de Cristo (II Co 2 16). Hoje o mundo ri de muitos cristãos. Assim como nos dias de Ló (Gn 19.14)? riram dele. Ló era um homem compromissado até demais. Não tinha tempo para lhes falar do amor de Deus, e quando foi falar acharam graça.
5 – Para apressarmos a vinda de Cristo. Se tão logo vem um despertamento, aumenta o número de cristãos, e com isso será alcançada mais rapidamente a plenitude. Jesus voltará quando a plenitude da igreja for um fato.

O DESPERTAMENTO ESPIRITUAL,  não é nem uma inovação é uma necessidade que devemos buscar e cultivarmos em nossa vida. É voltarmos a pratica da oração, do jejum, da meditação na Palavra de Deus e aplicá-la a nossa vida.

POIS TRAZ SOLUÇÕES PARA PERGUNTAS E PROBLEMAS EXISTENTES COMO:

- A questão da evangelização, começa a ser resolvida.
- A questão da unidade no lar é resolvida e em conseqüência disso reflete na igreja.
Passamos a desfrutar de comunhão, porque as diferenças antes existentes caem por terra e o nome do Senhor Jesus é glorificado. (Sl 133).
- A questão do viver no dia-a-dia, o Senhor o levará a bom “termo” pois estará dando o primeiro lugar na sua vida á Deus e em conseqüência disso estará desfrutando da boa perfeita e agradável vontade de Deus. 
Isso é que é estabilidade cristã.
É vontade de Deus que desfrutemos de estabilidade, e essa estabilidade é adquirida quando damos o primeiro lugar a Deus, quando levamos uma vida de santidade, é apartir daí que desfrutamos de estabilidade cristã. Essa estabilidade abrange todas as áreas da nossa vida. Essa vida sendo vivida faz toda a diferença, pois Deus também deseja que façamos diferença neste mundo.

QUANDO O POVO SE DISPOS, e fez o que era necessário fazer. Deus por sua vez o abençoou de uma maneira tal, que eles ficaram maravilhados diante do que Deus tinha feito em tão pouco tempo. “Ezequias e todo o povo se alegraram por causa daquilo que Deus fizera para o povo, porque súbitamente, se fez esta obra. (Ez.29.36). Isso é de Deus. Ingresse nesse projeto, pois é de Deus. 
Conclusão:Talvez você não tenha recebido este despertamento, simplismente porque está esperando novos metodos  nova roupagem ou conceitos modernos mas saiba que só é possível receber este despertamento quando você voltar as “coisas antigas” as “coisas originais”. Você precisa “arar o campo de pousio” (Os 10. 12). Clamar a Deus, purificar-se dos seus pecados e aí começará em ti um despertamento, através do qual serão despertadas também outras pessoas. Promessa do Senhor (II Cron 7.14).